Logo

 

Combatendo a crise

Ao longo da história da humanidade, períodos de crise sempre foram divisores de águas. Em todas as situações adversas, muita gente ficou pelo caminho, é verdade, mas quem sobreviveu, saiu fortalecido e quase sempre a mudança de rumo, mesmo que a contragosto em um primeiro momento, acaba sendo benéfica. O que diferencia quem vai prosseguir de quem não vai é a forma como se reage a situações de recessão. No que depender da Acilpa, a crise econômica que se abate sobre o Brasil desde 2013 e que só piorou ao longo dos últimos quatro ano, será um período de grandes oportunidades.

O seminário “Finanças em Tempo de Crise”, realizado no começo de abril em parceria com o Sebrae, é uma amostra dessa vontade que a Acilpa tem de transformar essa crise em um grande celeiro de bons negócios. E o empreendedor pensa da mesma forma. Tanto é que veio em massa e lotou nosso auditório para acompanhar raciocínio do gestor financeiro do Sebrae, Newton Rosseto, com dicas de gestão para a micro e pequena empresa sobre como enfrentar a turbulência econômica e, de quebra, alavancar negócios.

“Falamos sobre tendências em gestão financeira e sobre as coisas que o empreendedor mais sente falta com a recessão, que é o próprio dinheiro em circulação e o capital de giro para poder manter estoques ou fazer eventuais investimentos”, explicou Newton Rosseto. Segundo ele, entre as principais dificuldades do empreendedor estão a elevação de custos da atividade em geral, desde o preço dos produtos à tarifa de energia elétrica, por exemplo, assim como endividamento e inadimplência.

“A ideia aqui foi ajudar o empresário a analisar e descobrir onde ele pode fazer ajustes, dar um norte para que ele possa tomar providências produtivas”, afirma Rosseto. “Um erro muito comum, por exemplo, é fazer cortes em áreas fundamentais da empresa, deixar de comprar mercadoria ou demitir colaboradores com mais experiência”, continua. Segundo ele, este é o quinto seminário deste tema que o Sebrae realiza em 2016.

Segundo o consultor financeiro do Sebrae, o seminário capacitou o empreendedor a ter um olhar mais clínico para sua empresa e descobrir o que está encarecendo sua atividade. “O seminário é um dos produtos do Sebrae que envolve o cenário econômico atual e está à disposição dos empreendedores da nossa região. Ele também chama a atenção do empresário para as suas próprias responsabilidades, para os problemas que ele próprio tem que resolver. É um seminário específico para o empresário, para que ele melhore o seu perfil”, finaliza. 



Galeria de foto


<< Voltar



PARCEIROS