Logo

 

Dicas para manter seus colabores motivados e trabalhando em conjunto

Vai longe o tempo em que a motivação de um profissional era determinada pela sua remuneração. Motivação não se compra, ela surge com liderança assertiva. Da mesma forma, ela pode se esvair por falhas de uma liderança sem planejamento. Se sua equipe está desmotivada, a primeira pista é olhar para o seu líder: ele é responsável pelos níveis de comprometimento dos seus colaboradores.

A base da motivação está no relacionamento e na comunicação entre liderança e liderados. Comunicação agressiva, relacionamento distante, falta de objetivos claros e comentários depreciativos são uma pedra de gelo na temperatura do dia a dia da produção. Manter uma equipe motivada exige de um liderem atitudes alinhadas às expetativas dos profissionais, que precisam se sentir sempre respeitados e valorizados.

Esses profissionais, por sua vez, precisam ser ouvidos, ser reconhecidos e ter a chance de aprender com os próprios erros. Líder precisa reservar um tempo para conversar com sua equipe e – isso é fundamental – ouvir mais do que falar. Expresse sempre o reconhecimento quando for notada a dedicação especial para que uma tarefa seja cumprida com excelência.

Todo erro tem uma intenção positiva. Ninguém erra de propósito. Entender isso pode ser a solução para a maioria dos problemas de relacionamento com os funcionários. Dar valor a ela e buscar alternativas de resolver a maioria dos problemas com a equipe.

Confira outras dicas para que o trabalho em equipe funcione e aumente a produtividade de sua empresa:

1 - Seja paciente: Não é fácil conciliar opiniões. Exponha seu ponto de vista com moderação e ouça os demais.

2.Esteja aberto para novas ideias: Aceitar o novo é um passo importante para o aprendizado e a melhora nos resultados

3 - Saiba dividir: Compartilhar ideias, responsabilidades e informações faz com que a tarefa seja mais fácil de ser resolvida.

4 - Seja participativo: O interesse pela necessidade do outro aquece as relações e dá força nos momentos que tudo parece difícil.

5 – Aprenda as diferenças: Cada pessoa é única e traz experiências, que quando compartilhadas ampliam o conhecimento de todos.

6 - Dialogue: Ninguém consegue adivinhar o que o outro pensa ou precisa. Evitar situações de conflito e saber administrá-las é responsabilidade de todos.

7 – Critique com cuidado: As críticas devem ser feitas no campo das ideias de maneira tornar o ambiente mais construtivo e oportunizando o crescimento do outro.

8 - Estabeleça objetivos e funções: Os resultados são mais facilmente obtidos quando a equipe sabe qual o propósito do trabalho e qual o papel de cada membro na equipe.

9 - Avalie: Dar e receber ajuda na orientação dos trabalhos, na identificação de erros e sua correção, é um forte aliado no reconhecimento do esforço da equipe.


<< Voltar



PARCEIROS