Devido ao coronavírus, as empresas vivem um momento de incerteza. Muitas delas não podem abrir as portas para comercializar seus produtos. Outras estão impossibilitadas de prestar seus serviços. E as que estão funcionando tiveram que dispensar seus funcionários com mais de 60 anos, gestantes e outros casos do grupo de risco.
Neste cenário de dúvidas, a ACILPA – Associação Comercial e Industrial de Lençóis Paulista – reuniu uma série de dicas para ajudar as empresas no momento da crise e depois que ela passar.
FAZER PROJEÇÕES
É preciso separar as despesas por tipo de gasto para priorizar o adimplemento e saber quanto dinheiro será necessário para manter os negócios pelos próximos meses.
REDUZIR CUSTOS
No período de baixa arrecadação, é preciso reduzir os custos: renegociar aluguel e contratos com fornecedores; reduzir contas de consumo, como água, energia e telefone, entre outras.
IMPOSTOS E SALÁRIOS
O pagamento do Simples Nacional e FGTS foi adiado pelo governo federal, o que pode dar um alívio. Antecipar férias dos empregados e instituir banco de horas ajudam a diminuir o passivo trabalhista.
BUSCAR CRÉDITO
Bancos estão oferecendo créditos em modalidades diferentes para as empresas superarem a crise, além de adiar pagamento de parcelas de empréstimos por até 60 dias. Procure os menores juros e as maiores carências e faça a portabilidade.
VENDAS ON-LINE
Empresas podem seguir entregando seus produtos por sistema delivery e mantendo canais de vendas pelo WhatsApp e redes sociais.
PROMOÇÕES
Fazer promoções das mercadorias em estoque pelas redes sociais pode ajudar no faturamento e na divulgação do nome da empresa nesse momento de isolamento.
MANTER CONTATO COM CLIENTES
Ligar para os clientes oferecendo produtos ou, em caso de serviços, fazer atendimento on-line, pode garantir a fidelidade após o período de isolamento
PLANEJAMENTO
Uma hora a crise vai passar. Quem se preparar vai se reerguer mais rapidamente. Planeje-se.