Logo

 

O QUE O EMPRESÁRIO PODE FAZER DURANTE A CRISE DO CORONAVÍRUS?

Devido ao coronavírus, as empresas vivem um momento de incerteza. Muitas delas não podem abrir as portas para comercializar seus produtos. Outras estão impossibilitadas de prestar seus serviços. E as que estão funcionando tiveram que dispensar seus funcionários com mais de 60 anos, gestantes e outros casos do grupo de risco.

Neste cenário de dúvidas, a ACILPA – Associação Comercial e Industrial de Lençóis Paulista – reuniu uma série de dicas para ajudar as empresas no momento da crise e depois que ela passar.

 

FAZER PROJEÇÕES

É preciso separar as despesas por tipo de gasto para priorizar o adimplemento e saber quanto dinheiro será necessário para manter os negócios pelos próximos meses.

 

REDUZIR CUSTOS

No período de baixa arrecadação, é preciso reduzir os custos: renegociar aluguel e contratos com fornecedores; reduzir contas de consumo, como água, energia e telefone, entre outras.

 

IMPOSTOS E SALÁRIOS

O pagamento do Simples Nacional e FGTS foi adiado pelo governo federal, o que pode dar um alívio. Antecipar férias dos empregados e instituir banco de horas ajudam a diminuir o passivo trabalhista.

 

BUSCAR CRÉDITO

Bancos estão oferecendo créditos em modalidades diferentes para as empresas superarem a crise, além de adiar pagamento de parcelas de empréstimos por até 60 dias. Procure os menores juros e as maiores carências e faça a portabilidade.

 

VENDAS ON-LINE

Empresas podem seguir entregando seus produtos por sistema delivery e mantendo canais de vendas pelo WhatsApp e redes sociais.

 

PROMOÇÕES

Fazer promoções das mercadorias em estoque pelas redes sociais pode ajudar no faturamento e na divulgação do nome da empresa nesse momento de isolamento.

 

MANTER CONTATO COM CLIENTES

Ligar para os clientes oferecendo produtos ou, em caso de serviços, fazer atendimento on-line, pode garantir a fidelidade após o período de isolamento

 

PLANEJAMENTO

Uma hora a crise vai passar. Quem se preparar vai se reerguer mais rapidamente. Planeje-se.


<< Voltar



PARCEIROS